Proies 2019 – Inscrição, Como Funciona

Proies 2019 Inscrições

Para aquele que não conhecia o Proies é o Programa de Estímulo à Restruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior, ele foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2012 sendo que seu principal objetivo é manter as condições necessárias para que o ensino superior continue dentro do sistema de ensino federal.

Isso significa que além do ProUni e Fies existe também o Proies 2019, este também oferece bolsas  que são oferecidas para todo tipo de concorrência sendo o número de vagas do Prois 2019 limitado. As instituições interessadas no Proies 2019 devem oferecer suas vagas presenciais e serão bolsas integrais.

Proies 2019 - Inscrição, Como Funciona

Um detalhe importante é que as bolsas do Proies 2019 só poderão ser oferecidas através do ProUni, ou seja, é por meio do sistema do ProUni que teremos acesso a essas bolsas do Proies 2019 sendo que as bolsas do ProUni não entram no calculo na conclusão da isenção fiscal.

Outra coisa importante para saber é que a seleção dos candidatos ao Proies 2019, assim como todos os outros benefícios oferecidos aos estudantes de cursos superiores, se dá por meio de sua média no Enem. É certo falar também que as instituições de ensino que aplicam o Proies 2019 não podem realizar qualquer tipo de seleção própria, terá que ser apenas as notas do Enem.

Requisitos Proies 2019

Sua semelhança ao ProUni não acaba aqui, o Proies 2019 tem como requisitos para a inscrição que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior ao da inscrição, um exemplo, se eu vou me inscrever no Proies em 2019 então eu devo ter realizado a prova do Enem em 2019.

Veja também:  Brasil Alfabetizado 2019 - Inscrições, Vagas

Também é pedido que você não tenha zerado a redação do Enem e tenha uma boa média de pontos nas demais partes da prova.

Saiba que para se inscrever no Proies 2019 você também precisa ser brasileiro e não possui um diploma de ensino superior, sua renda mensal familiar deveser no máximo 1,5 do salário mínimo e você também deve atender os critérios da bolsa do ProUni.

Proies 2019 - Inscrição, Como Funciona

Em outras palavras –para caso você não se lembre ou não conheça os requisitos dos bolsistas da ProUni – você deve ter cursado seu ensino médio em uma escola pública ou na instituição privada mas como bolsista, ter ou não algum tipo de deficiência.

Proies 2019 - Inscrição, Como Funciona

A inscrição do Proies 2019 também poderá ser feita pelos professores das redes públicas, entretanto você deverá está em dia com seus deveres de professor. É bom avisar que caso você for um professor da rede pública não precisará apresentar ao sistema de inscrição do Proies 2019 sua renda.

Proies e ProUni

Como podemos ter notado tem várias semelhanças entre ambos os programas, isso também se confirmar com o fato que a inscrição do Proies 2019 se dá por meio do próprio sistema do Prouni e seus requisitos para a inscrição são os mesmos.

A diferença é que todas as bolsas oferecidas pelo Proies 2019 são integrais e o governo ainda vai facilitar o pagamento da divida para a instituição que está responsável por aquele candidato, sendo o monetário uma pessoa física ou jurídica.

Veja também:  APAE 2019 Inscrições

Para fazer sua inscrição acesse: www.prouni.net

Avalie:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 6

Proies 2019 – Inscrição, Como Funciona

Comente em Proies 2019 – Inscrição, Como Funciona